03/06/2007

Residência Cordeiro

Vista Sudeste

Vista Sudoeste

Vista Nordeste

Vista Noroeste

Planta pavimento térreo

Planta pavimento superior

Corte transversal

Corte longitudinal

Este projeto de residência unifamiliar foi desenvolvido para ser implantado em um condomínio horizontal localizado no Bairro Portal do Sol, próximo à Ponta dos Seixas, marco turístico da capital paraibana e ponto mais oriental das Américas. Obtido pelo remembramento de dois lotes de 12x30m, o terreno é caracterizado basicamente pela testada orientada para o Sul, topografia plana, ausência de vegetação de interesse e pela proibição, por parte do condomínio, da execução de muros.
No programa estabelecido, os clientes – uma família formada por um casal e suas duas filhas - solicitam além dos espaços necessários à habitação, a implantação de generosa área de lazer com piscina, para onde os ambientes sociais da casa deveriam abrir-se, sem esquecer da necessária privacidade dos usuários em relação à rua. Nas expectativas da família, o desejo de viver em uma casa “moderna”, “toda branca...”.
O conceito do projeto prima pela busca de uma imagem contemporânea, da simplicidade formal, da monocromia em branco, da horizontalidade e do ângulo reto. A solução adotada propõe a execução da edificação em dois blocos perpendiculares entre si, locados de modo a gerar uma ampla área “interna” onde foi implantada a piscina. O bloco principal, longitudinal ao terreno, abriga as funções sociais e de serviço em seu pavimento térreo, e isola as áreas íntimas em seu pavimento superior. No bloco menor encontram-se a garagem, depósito e apoio da piscina (wc e sauna).
A composição baseia-se no diálogo entre volumes de linhas retas. Um grande volume em L repousa sobre um prisma retangular, ao mesmo tempo que se descola deste pela inserção de esquadria de madeira trabalhada em venezianas móveis. Uma caixa em balanço, com bordas chanfradas a 45º, projeta-se sobre o acesso principal da casa, acolhendo o usuário. Esta caixa é rasgada pelo cruzamento do volume da garagem, cuja laje de coberta gera um solário. Esta área conecta-se a varanda do piso superior, formada por uma laje em balanço que se projeta da caixa e abriga o terraço, no pavimento térreo. A parede de vedação da garagem fornece a necessária privacidade para a área de lazer, em relação à rua, além de configurar um volume de destaque na composição deste espaço, trabalhado em aberturas de formas e dimensões variadas e revestido em pastilhas brancas, contrapondo-se ao reboco liso branco das demais superfícies da edificação.
Grandes esquadrias em vidro com caixilharia de madeira laqueada em branco fazem a ligação, tanto física quanto visual, entre interior e exterior, além de possibilitar abundante fluxo de ventilação natural nos ambientes de permanência prolongada.
A face poente da edificação é marcada pela expressividade do grande paredão quase cego, sutilmente vazado em aberturas horizontalizadas e furos quadrados, com destaque para a esquadria localizada no nível do piso da sala, que cria uma surpresa arquitetural neste espaço. Contrapondo-se a esta horizontalidade, o volume do reservatório configura um ponto focal na composição desta fachada, através do pequeno saque e do tratamento em pastilhas brancas.
No interior, destaque para a área de pé-direito duplo abundantemente iluminada pelas grandes esquadrias voltadas para a área de lazer. Este espaço configura uma área de conexão física e visual entre as diversas zonas funcionais da casa. Aqui está inserida a escada, uma laje maciça de concreto que se “dobra” formando os degraus, apoiada apenas em suas extremidades. A escada leva a uma passarela em L que dá acesso aos quartos e a varanda e é formada por lajes em balanço sobre o vazio da sala e protegida por guarda-corpos metálicos que combinam perfis de seção quadrada com acabamento em pintura automotiva branca e fechamentos em tubos de aço inox.

FICHA TÉCNICA
Local: Condomínio Cabo Branco Residence Prive, João Pessoa/PB
Arquitetura: Manoel Farias
Estrutura: Francisco Lucas
Complementares: Válder de Sousa Filho (elétrico) e Eliomar da Silva (hidro-sanitário)
Imagens: Manoel Farias (modelagem) e Acro Arquitetura e Comunicação (renderização)
Projeto: 2006
Construção: Em andamento
Área do terreno: 720,00 m²
Área de construção: 379,85 m²

Um comentário:

Oliveira Júnior disse...

Manoel, a cada dia me surpreendo com sua maturidade profissional. É gratificante acompanhar a produção arquitetônica do seu escritório e um prazer maior tê-lo como amigo e colaborador.
Parabéns e muito sucesso.