01/10/2007

Residência Carlos Gonçalves

A Residência Gonçalves foi planejada para atender as expectativas de uma habitação urbana, mas que devido a sua inserção num contexto litorâneo guardasse as referências de uma casa de praia. O partido adotado, aludindo às reflexões de Armando de Holanda, propõe uma coberta frondosa , a permeabilidade dos ambientes e uma convivência com o espaço exterior.


O programa bastante extenso exigiu um elevado índice de ocupação e conseqüentemente a otimização no aproveitamento do terreno. Deste modo tornou-se compulsório o tratamento paisagístico das áreas remanescentes de forma a amenizar o impacto entre o volume construído e o terreno .

O térreo abriga os ambientes sociais e de serviço enquanto que o pavimento superior ficou reservado à área íntima.
Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Superior

A obra utiliza-se de referências notadamente vernaculares, explorada nos elementos construtivos como a madeira, a pedra e a cerâmica; e contemporâneas, nos apoios metálicos em aço inox. O frio da cor azul que “solta” todo o telhado do corpo da edificação equilibra e complementa, cromaticamente, o tom quente do laranja, aplicado na varanda.


Os terraços exercem um papel fundamental no equilíbrio da proposta. Não apenas por proteger os ambientes internos da insolação abrasadora, mas fundamentalmente por estabelecer uma conexão visual com o espaço urbano, ampliando os horizontes do espaço edificado.

Na fachada leste, onde foram dispostos os ambientes de maior permanência, utilizou-se esquadrias com veneziana móvel para controlar a iluminação natural e o fluxo dos ventos dominates. Na fachada poente foi utilizada uma alvenaria de maior espessura para inibir a transmissão de calor para a circulação interna.


FICHA TÉCNICA
Arquitetura: Manoel Farias, Oliveira Júnior, e Glauco Brito
Colaboração: Ricardo Vidal
Fotos: Cácio Murilo
Local: João Pessoa/Pb
Projeto: 2002
Obra: 2003
Terreno: 360,00m²
Área: 367,43m²

Nenhum comentário: