01/10/2007

Residência Lucas Sales









Este projeto foi idealizado para ser implantado num condomínio horizontal no Parque do Cabo Branco, próximo à Ponta do Seixas, no município de João Pessoa. Os clientes, um casal de publicitários com apenas um filho pequeno, desejavam uma residência ampla e bastante arejada, porém com custos módicos. Outro "briefing" do projeto, idealizado pelo imaginário do filho do casal, sintetizava-se através da idéia de uma "casa branca".

O partido arquitetônico, encerrado por uma caixa de alvenaria, abriga e integra o conjunto dos espaços em torno da área social da residência. Da sala de estar e jantar, com pé-direito duplo, parte a escada metálica em direção à passarela que interliga os quartos no pavimento superior e serve de mirante para o espaço interior. Os ambientes de maior permanência, como quartos e salas, receberam amplas aberturas nas fachadas mais ventiladas (leste e sul). A empena oeste da edificação foi proposta com alvenaria de uma vez e vazada em rasgos estreitos para amenizar a troca de calor entre o ambiente externo e o interior da residência.
Apesar de predominantemente branca, como sugerido pelo cliente, inserimos duas cores primárias na casa com o objetivo de realçar a composição, criando elementos de contraposição e centros de interesse visual. Deste modo a cor vermelha aplicada acima da linha do peitoril, entre as janelas, amplia a percepção das esquadrias, conferindo unidade e equilibrando a relação entre cheios e vazios. A pedra aplicada no volume da caixa d'água e quarto de serviço faz uma conexão com a natureza, humanizando o espaço. O paredão cego do poente recebe texturas, seteiras e um recorte amarelo que propõem um grafismo mais dinâmico à fachada.
A área de lazer é definida pela inserção da piscina e jardins na parte frontal do terreno. A mureta, não permitida pelo condomínio, foi substituída por uma cerca viva.

FICHA TÉCNICA
Arquitetura: Manoel Farias, Oliveira Júnior e Glauco Brito
Estagiário: Ricardo Vidal
Projeto: 2001
Imagens 3D: Leopoldo Teixeira
Área do terreno: 360,00m²

Área de construção: 210,00m²

Nenhum comentário: